A aplicação da Radiofrequência em fisioterapia faz-se através da aplicação de corrente térmica e não térmica aos tecidos, por meio de uma série de eléctrodos capacitivos e resistivos.
Com o eléctrodo capacitivo o tratamento concentra-se nos músculos e tecidos moles e com o eléctrodo resistivo as cargas agrupam-se na parte mais resistente do sistema músculo-esquelético (ossos, tendões e ligamentos).
A tecnologia da RF nesta área de intervenção usa frequências de 448 kHz através dos eléctrodos capacitivos e resistidos, promovendo as modificações celulares que conduzem à redução da dor por um lado, acelerando o processo regenerativo por outro. Estas modificações combinadas com as capacidades dinâmicas da terapia manual, promovem os próprios processos de regeneração somática, levando a excelentes resultados com uma recuperação mais rápida e ao regresso à actividade e normalidade.
A sua utilização tem revelado resultados particularmente positivos em patologias subagudas, agudas e crónicas nas áreas da Medicina Desportiva, Fisiatria,Ortopedia e Reumatologia.
Tratamento indicado para:
- Patologias musculares (rupturas);
- Lesões tendinosas;
- Patologias ligamentares;
- Lesões por entorse ou fractura.