Medicina Regenerativa
Home » Medicina Regenerativa

Examinamos, diagnosticamos, tratamos!

Director Clínico - Dr. Licínio Carneiro
Dr. licínio Carneiro Fisiatria
Cédula Profissional: 23193
doctor-icon
Enf. Susana Rocha Médico-Cirúrgica
Cédula Profissional: 11905

A Medicina Regenerativa é uma área emergente da ciência, transversal a todas as especialidades médicas e cirurgicas, muito promissora no tratamento e até na cura de uma variedade de lesões e doenças.

Inclui o uso de células estaminais, plasma rico em plaquetas e outras tecnologias - como biomateriais projetados e edição de genes - para reparar ou substituir células, tecidos ou órgãos danificados.

Na sua essência é “o processo de substituir ou regenerar células, tecidos ou orgãos humanos para restaurar as funções normais”. É na actualidade um dos maiores desafios da ciência medica.

A Medicina Física e de Reabilitação encontra na Medicina Regenerativa um "parceiro" levando a um novo conceito de Reabilitação Regenerativa, definida como a integração de técnicas ortobiológicas intervencionistas associados a protocolos de reabilitação apropriados originando mecanismos com melhor êxito terapêutico.

O Plasma Rico em Factores de Crescimento é uma técnica inovadora, com cada vez mais avanços na sua utilização e diversificação na área da medicina.

Neste procedimento é colhido o sangue do paciente, centrifugado de forma a separar o Plasma Rico em Factores de Crescimento, que depois será infiltrado com recurso apoio ecográfico na zona anatómica a necessitar.

As áreas de intervenção são os joelho, anca, ombro, cotovelo, coluna vertebral, mãos e pés.

Factores de Crescimento
Processo
  • O sangue é colhido a partir de uma veia no braço do paciente
  • Prepara-se adequadamente o sangue que é colocado num aparelho de centrifugação
  • O médico avalia por ecografia a área a injectar, enquanto a Enfermeira finaliza oprocesso de preparação do plasma rico em factores de crescimento
  • A área afectada a tratar é desinfectada (usamos “Betadine”)
  • Se está a ser utilizado ultra-som, um gel especial (esterilizado) será aplicado na região da pele perto do local da injecção ou a cabeça do ultra-som é envolvida num preservativo esterilizado. A imagem ecográfica da articulação ou outra região, será visionada no ecrã ajudando o médico dirigir em tempo real o plasma a aplicar
  • Utilizando a seringa e agulha já preparadas pela Enfermeira, o médico injecta o plasma na região a tratar
  • A área de injecção é limpa e colocado penso
  • Este protocolo é realizado em três aplicações com uma frequência de 15 em 15 dias

Peça a avaliação médica e ecográfica na Clínica de Reabilitação de Carnaxide, onde a aplicação de Factores de Crescimento é guiada por ecografia para identificarmos e injectarmos com precisão o local a tratar.

A Viscosuplementação Articular é um procedimento médico, em que é feita uma infiltração ecoguiada de ácido hialurónico na articulação em causa.

Nas articulações, o ácido hialurónico natural tem várias funções, incluindo:

  • Lubrificação: O ácido hialurónico se liga bem à água, produzindo uma consistência viscosa e gelatinosa. Este fluido viscoso fornece lubrificação e também atua como amortecedor dentro da articulação.
  • Crescimento de cartilagem e osso: O ácido hialurónico ajuda no crescimento e desenvolvimento da cartilagem e do osso das articulações, promovendo o crescimento de novas células e tecidos.
  • Reduzindo a inflamação: O ácido hialurónico desempenha um papel importante na redução da inflamação e dor nas articulações causadas por lesão ou degeneração tecidual.
Para que se utiliza
  • Está indicada no tratamento da osteoartrose sintomática.
  • Os seus objectivos são aliviar os sintomas (dor, inflamação e limitação da mobilidade) e atenuar o avanço da doença degenerativa articular, contribuindo para melhor qualidade de vida e independência funcional.
Como funciona
  • As articulações contêm ácido hialurónico, que permite a efectividade das superfícies das cartilagens. Na osteoartrose há diminuição desta substância contribuindo para um desgaste e diminuição da espessura das cartilagens, originando dor e conflito ósseo
  • No tratamento de viscosuplementação intra-articular há reposição desta substância e estimulação da sua produção pela própria articulação.
Quanto tempo demora a fazer efeito
  • O ácido hialurónico injectado fica na articulação horas a dias.
  • Os seus efeitos começam entre a 5ª e a 13 ª semana após a administração e podem durar até 12 meses (em alguns casos até 1 ano e meio)
Qual é a duração do tratamento
  • O tratamento é realizado com uma só dose, pois utiliza-se ácido hialurónico de alto peso molecular em seringa de 4 mL.
  • Em determinadas situações clínicas se a dor persistir com limitação da mobilidade, pode repetir-se o tratamento 6 meses depois.
Infiltração de ácido hialurónico

Peça a avaliação médica e ecográfica na Clínica de Reabilitação de Carnaxide, onde aplicamos correntemente, guiada por ecografia para identificarmos e injectarmos com precisão o local a tratar.

No caso da viscosuplementação tendinosa, é aplicado ácido hialurónico de baixo peso molecular nos tendões danificados ou com rotura, via ecoguiado.

O ácido hialurónico irá fomentar a produção de colagénio, melhorando a cicatrização e regeneração dos tecidos tendinosos.

Este procedimento é utilizado nas estruturas peri-articulares, como no ombro, cotovelo, anca, tornozelo e joelho.

Para que se utiliza
  • Está indicada na recuperação tecidular dos tendões e ligamentos.
  • Os seus objectivos são aliviar os sintomas (dor, inflamação e limitação da mobilidade) e atenuar o avanço da doença degenerativa tendinosa ou ligamentar, contribuindo para melhor qualidade de vida e independência funcional.
Como funciona
  • As estruturas peri-articulares, como os tendões, ligamentos, cápsula articular e bursas são essencialmente constituídas por colagénio em que o ácido hialurónico participa activamente na sua constituição.
  • No tratamento de viscosuplementação tendinosa ou ligamentar há reposição desta substância conferindo hidratação e consistênciaestrutural, tornando assim o ambiente propício para a reparação, recuperação e cicatrização dos tecidos lesados.
Qual é a duração do tratamento
  • O tratamento é realizado com duas doses, de 1,2 ml cada e com uma frequência de uma a duas semanas de acordo com a região anatómica.
  • Em determinadas situações clínicas se a dor persistir com limitação da mobilidade, pode repetir-se o tratamento 6 meses depois.
Quanto tempo demora a fazer efeito
  • O ácido hialurónico injectado fica na articulação horas a dias.
  • Os seus efeitos começam entre a 5ª e a 13 ª semana após a administração e podem durar até 12 meses (em alguns casos até 1 ano e meio)
Viscossuplementação Tendinosa

Peça a avaliação médica e ecográfica na Clínica de Reabilitação de Carnaxide, onde aplicamos correntemente, guiada por ecografia para identificarmos e injectarmos com precisão o local a tratar.

As Células Estaminais do Sangue Periférico é um método inovador com o mesmo principio do procedimento Factores de Crescimento.

É retirado sangue para tubos com pequeno depósito de nanopartículas de ouro que estimulam a indução à expansão celular por técnica de cultura, as citocinas plaquetárias e das células estaminais do sangue periférico com a produção da proteína Gelsolin.

Esta solução proteica após 24 horas de cultura é centrifugada, separando assim a solução proteica dos restantes elementos do sangue.

Como surgiu esta técnica

Através de estudos e investigações feitos na Alemanha, o Dr. Ulrich Schneider estudou o uso de nanopartículas de ouro com plaquetas e células estaminais de forma a criar um sistema inovador em que combina uma técnica de expansão celular ao desenvolvimento de citoquinas específicas (proteínas transmissoras como as quimiocinas, interleucinas e factores de necrose tumoral) e uma proteína chamada gelsolin (com alto poder anti-inflamatório e regenerador) criando o GOLDIC (Gold induced cytokines).

Como funciona
  • A enfermeira colhe através de venopunctura uma pequena amostra de sangue da mesma forma que é colhido para análises.
  • O sangue é então misturado com as partículas de ouro em tubos especializados.
  • A mistura é colocada numa incubadora por 24 horas, para permitir que as reações ocorram entre seu sangue e o ouro.
  • Após as 24 horas, os tubos de sangue serão centrifugados para separar o ouro, células sanguíneas e plasma rico em plaquetas com as citoquinas específicas de que fazem parte do soro de tratamento.
  • Este soro concentrado com as citocinas e fatores de crescimento produzidos especificamente para o tratamento serão criopreservadas em ambiente de temperatura negativa (- 18º Celsius).
  • Utilizando a seringa e agulha já preparadas pela Enfermeira, o médico injecta o plasma na região a tratar
  • Após todo o processo de preparação o médico injeta o soro na área afetada com recurso a imagem ecográfica, 4 vezes ao longo de 2-4 semanas.
Vantagens

Existem de facto já diversos tratamentos disponíveis para problemas articulares e musculo-tendinosos.

A terapia com células-estaminais é uma opção de tratamento revolucionária e em ritmo acelerado que concentra a dose necessária e em forma repetida para que ao usar numa determinada lesão esta possa ser regenerada, tornando-o seguro e eficaz, pois é adaptado ao indivíduo.

Ao usar o próprio sangue, o risco de efeitos colaterais é significativamente reduzido.

A técnica GOLDIC tem uma taxa de sucesso muito alta e está a tornar-se interessante como um tratamento extremamente eficaz, sendo actualmente usado nos maiores Centros Internacionais Médicos.

gold

As Células Estaminais do Tecido Adiposo é um método inovador, pois faz recurso à colheita de células estaminais mesenquimatosas (CEM) que se aninham em redor dos adipócitos.

Através de procedimento por mini-lipoaspiração, fracionamento e centrifugado num protocolo próprio, adquire-se uma solução de CEM que é injetada no local desejado do tratamento (por exemplo, articulação do joelho, anca, ombro, e estruturas tendinosas - ombro, perna, cotovelo entre outros).

As células estaminais mesenquimatosas ( do tecido adiposo) proporcionam um futuro promissor no campo da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa.

Devido à sua ampla disponibilidade e capacidade de diferenciação em outros tipos de tecidos do sistema músculo-esquelético, (ossos, cartilagens, músculos e tendões), pode permitir uma abrangente solução terapêutica para as doenças degenerativas do envelhecimento, como as artroses, tendinopatias e patologias em Medicina Desportiva de causa traumática.

Para que se utiliza

Está indicada na recuperação tecidular dos tendões, ligamentos e polias. Os seus objectivos são aliviar os sintomas (dor, inflamação e limitação da mobilidade) pela separação de diferentes planos das estruturas, promovendo a libertação de aderências.

Desta forma ao aliviar fenómenos de compressão ou fricção promove-se um melhor deslizamento estrutural, melhoria funcional, vascularização facilitada e possibilidade de rápida regeneração e reparação tecidular.

Esta melhoria contribui para o desaparecimento da dor. melhor qualidade de vida e independência funcional.

Quanto tempo demora a fazer efeito

Os efeitos começam de imediato devido ao efeito mecânico do produto injectado, que desbrida aderências e permite a normal fisiologia e mecânica dos tecidos.

Qual é a duração do tratamento
  • Apesar dos efeitos serem imediatos pela acção mecânica, há determinadas patologias que os efeitos positivos estão dependentes de acordo com os fármacos injectados.
  • O tratamento é realizado geralmente uma só vez e a sua repetição poderá ocorrer de acordo com a evolução clinica e funcional.
  • Tendo em conta que se trata de um procedimento com potencial regenerativo, os efeitos podem manter-se a longo prazo ou mesmo permanentemente.
Factores de Crescimento

Solução Autologa Proteica (APS - autologous protein solution) é um novo tratamento dirigido para as artroses, nomeadamente para o joelho, que foi aprovado pela Health Canada e pelo FDA para o tratamento da osteoartrose (OA) do joelho em grau ligeiro a moderado.

O sistema APS produz uma solução de proteína autóloga, que é projetada para o tratamento da OA do joelho e usa o próprio sangue do paciente para concentrar citocinas anti-inflamatórias e fatores de crescimento. que se obtêm através da colheita de sangue periférico.

O objetivo é de aumentar a independência funcional e a qualidade de vida das pessoas com gonartrose.

Para que se utiliza

Está indicada na recuperação tecidular dos tendões, ligamentos e polias.

Os seus objectivos são aliviar os sintomas (dor, inflamação e limitação da mobilidade) pela separação de diferentes planos das estruturas, promovendo a libertação de aderências.

Desta forma ao aliviar fenómenos de compressão ou fricção promove-se um melhor deslizamento estrutural, melhoria funcional, vascularização facilitada e possibilidade de rápida regeneração e reparação tecidular.

Esta melhoria contribui para o desaparecimento da dor, melhor qualidade de vida e independência funcional.

Quanto tempo demora a fazer efeito

Os efeitos começam de imediato devido ao efeito mecânico do produto injectado, que desbrida aderências e permite a normal fisiologia e mecânica dos tecidos.

Qual é a duração do tratamento
  • Apesar dos efeitos serem imediatos pela acção mecânica, há determinadas patologias que os efeitos positivos estão dependentes de acordo com os fármacos injectados.
  • O tratamento é realizado geralmente uma só vez e a sua repetição poderá ocorrer de acordo com a evolução clinica e funcional.
  • Tendo em conta que se trata de um procedimento com potencial regenerativo, os efeitos podem manter-se a longo prazo ou mesmo permanentemente.
Ecografia / Procedimentos Ecoguiados

Exossomas são pequenas vesículas extracelulares (VEs) - pequenas partículas libertadas pelas células, envolvidas por uma bicamada lipídica, o que significa que não são simplesmente fragmentos da célula, mas pacotes estruturados.

Eles são uma parte importante da comunicação entre células.

Estas partículas têm uma importante acção na Medicina Regenerativa.

Reparação de tecidos:

  • Efeito Anti-inflamatório
  • Efeito Auto-imune e Neuroprotecção
Para que se utiliza

Está indicada na recuperação tecidular dos tendões, ligamentos e polias.

Os seus objectivos são aliviar os sintomas (dor, inflamação e limitação da mobilidade) pela separação de diferentes planos das estruturas, promovendo a libertação de aderências.

Desta forma ao aliviar fenómenos de compressão ou fricção promove-se um melhor deslizamento estrutural, melhoria funcional, vascularização facilitada e possibilidade de rápida regeneração e reparação tecidular.

Esta melhoria contribui para o desaparecimento da dor. melhor qualidade de vida e independência funcional.

Quanto tempo demora a fazer efeito

Os efeitos começam de imediato devido ao efeito mecânico do produto injectado, que desbrida aderências e permite a normal fisiologia e mecânica dos tecidos.

Qual é a duração do tratamento
  • Apesar dos efeitos serem imediatos pela acção mecânica, há determinadas patologias que os efeitos positivos estão dependentes de acordo com os fármacos injectados.
  • O tratamento é realizado geralmente uma só vez e a sua repetição poderá ocorrer de acordo com a evolução clinica e funcional.
  • Tendo em conta que se trata de um procedimento com potencial regenerativo, os efeitos podem manter-se a longo prazo ou mesmo permanentemente.
Factores de Crescimento
Todos os procedimentos de Medicina Regenerativa na CRC são feitos com recurso a imagem ecográfica, para uma melhor actuação.

Agende a sua consulta