ÁREA PRIVADA

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO TENDINOSA E LIGAMENTAR

O QUE É A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO TENDINOSA E LIGAMENTAR POR TENDOVIS

É um tratamento que consiste na injecção de um medicamento, ácido hialurónico tipo STABHA (Soft Tissue Adapted Biocompatible Hyaluronic Acid),  em tecidos com lesão – Tendões e Ligamentos.
Utiliza-se principalmente nas estruturas peri-articulares, como no Ombro, Cotovelo, Anca, Tornozelo e Joelho.
 
 

PARA QUE SE UTILIZA

Está indicada na recuperação tecidular dos tendões e ligamentos.
Os seus objectivos são aliviar os sintomas (dor, inflamação e limitação da mobilidade) e atenuar o avanço da doença degenerativa tendinosa ou ligamentar, contribuindo para melhor qualidade de vida e independência funcional.


COMO FUNCIONA

As estruturas peri-articulares, como os tendões, ligamentos, cápsula articular e bursas são essencialmente constituídas por colagéneo em que o ácido hialurónico participa activamente na sua constituição.
No tratamento de viscosuplementação tendinosa ou ligamentar há reposição desta substância conferindo hidratação e consistência estrutural, tornando assim o ambiente propício para a reparação, recuperação e cicatrização dos tecidos lesados.

 

QUANTO TEMPO DEMORA A FAZER EFEITO

O ácido hialurónico injectado permanece nos tecidos de horas a dias. 
Os seus efeitos começam ao fim de perto de 1 mês após a administração e podem durar até 12 meses.


QUAL É A DURAÇÃO DO TRATAMENTO

O tratamento é realizado com duas doses, de 1,2 ml cada e com uma frequência de uma a duas semanas de acordo com a região anatómica.
Em determinadas situações clínicas se a dor persistir com limitação da mobilidade, pode repetir-se o tratamento 6 meses depois.


NAS 48 HORAS APÓS A INJECÇÃO DEVE EVITAR-SE

Actividade física ou aumento de carga para a referida articulação.
Tomar banho em espaços públicos (ex: piscina, hidroginástica).
Expor a região anatómica aonde se realizou a infiltração ao calor de forma prolongada.
Realizar tratamentos em Fisioterapia.


EFEITOS SECUNDÁRIOS

Os efeitos adversos são raros.  No entanto a surgirem estes são ligeiros e temporários, sendo benéfica a aplicação local de compressas geladas por 10 minutos em cada hora ou mais espaçado e eventual toma de paracetamol.

Assim os fenómenos sintomáticos que podem surgir são:
Dor
Sensação de calor
Vermelhidão
Edema

São efeitos adversos menos frequentes:
Nódoas negras
Prurido


Peça a avaliação médica e ecográfica na Clínica de Reabilitação de Carnaxide, onde aplicamos correntemente, guiada por ecografia para identificarmos e injectarmos com precisão o local a tratar.

MAIS:

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO TENDINOSA E LIGAMENTAR

É um tratamento que consiste na injecção de um medicamento, ácido hialurónico tipo STABHA (Soft Tissue Adapted Biocompatible Hyaluronic Acid),..

2021-06-22 10:37:07

Ler mais

HIDRODISSECÇÃO

Tratamento que consiste na injecção de um ou mais fármacos (soro fisiológico, lidocaína, corticoide ou outro) tendo como objectivo a..

2021-06-21 11:07:19

Ler mais

GOLDIC

GOLDIC - Citocinas induzidas por partículas de ouro (Proteínas que regulam o crescimento e a diferenciação das células). Este tratamento tem..

2021-05-13 12:10:36

Ler mais

CÉLULAS ESTAMINAIS

São células que ainda não passaram pelo processo de diferenciação celular, sendo possível adquirirem as funções de qualquer tipo..

2018-06-15 10:09:49

Ler mais

TOXINA BOTULINICA

Produzida por uma bactéria - Clostridium Botulinum - utilizada em injecção na reabilitação de síndromas caracterizadas por hipertonia muscular, gerando..

2018-03-06 16:51:36

Ler mais

VISCOSUPLEMENTAÇÃO ARTICULAR

Tratamento que consiste na infiltração de um medicamento, o ácido hialurónico, no interior da articulação ou a nível tendinoso /..

2018-03-06 15:43:11

Ler mais

O nosso website usa cookies essenciais para oferecer-lhe uma boa experiência de navegação e acesso a todas as funcionalidades.