O QUE TRATA A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO?
É um tratamento que consiste na injecção de um medicamento, ácido hialurónico tipo
STABHA (Soft Tissue Adapted Biocompatible Hyaluronic Acid), em tecidos com lesão –
Tendões e Ligamentos. Utiliza-se principalmente nas estruturas peri-articulares, como no Ombro, Cotovelo, Anca, Tornozelo e Joelho.”
O ácido hialurónico, também chamado de hialuronano ou hialuronato é uma substância normalmente encontrada no fluido articular que atua como lubrificante e amortecedor e ajuda a articulação a se mover suavemente.
Nas articulações, o ácido hialurónico natural tem várias funções, incluindo:
-Lubrificação: O ácido hialurónico se liga bem à água, produzindo uma consistência viscosa e gelatinosa. Este fluido viscoso fornece lubrificação e também atua como amortecedor dentro da articulação.
Nas articulações e no resto do corpo, o ácido hialurónico também atua como um hidratante, mantendo os tecidos hidratados. As maiores concentrações de ácido hialurônico são encontradas nas articulações e nos globos oculares, onde ajuda a proteger as lentes dos olhos.
- Crescimento de cartilagem e osso: O ácido hialurónico ajuda no crescimento e desenvolvimento da cartilagem e do osso das articulações, promovendo o crescimento de novas células e tecidos.
Em um joelho artrítico ou com artrose, a qualidade e a quantidade de hialuronano no líquido articular são reduzidas assim como no ombro e coxo-femural (ou em quaisquer articulações com alterações artrósicas).
- Reduzindo a inflamação: O ácido hialurónico desempenha um papel importante na redução da inflamação e dor nas articulações causadas por lesão ou degeneração tecidual.

PARA QUE SE UTILIZA
COMO FUNCIONA
QUANTO TEMPO DEMORA A FAZER EFEITO
QUAL É A DURAÇÃO DO TRATAMENTO
NAS 48 HORAS APÓS A INJECÇÃO DEVE EVITAR-SE
EFEITOS SECUNDÁRIOS
Os efeitos adversos são raros. No entanto a surgirem estes são ligeiros e temporários, sendo benéfica a aplicação local de compressas geladas por 10 minutos em cada hora ou mais espaçado e eventual toma de paracetamol.
Assim os fenómenos sintomáticos que podem surgir são:
São efeitos adversos menos frequentes: